Cupins

Home PragasCupins



Pragas


Cupins

Dentre a infinidade de pragas com as quais o homem é obrigado a conviver, aquela que é considerada “a praga do século” é o cupim, principalmente a espécie de origem asiática, de nome científico Coptotermes gestroi, também conhecida como “cupim subterrâneo”, que vem se multiplicando muito rapidamente nas principais capitais do país.

 

As infestações de cupins podem gerar perdas de até 30% do valor venal de imóveis, por isso devemos estar atentos aos primeiros sinais de infestação, que são o aparecimento de furos na madeira, galerias, produção de granulados que, na verdade, são as fezes dos insetos.

 

Como são extremamente sensíveis a luminosidade, os cupins caminham por dentro das estruturas através das rachaduras de concretos, tijolos, espaços vazios, tubulação de encanamento e conduites elétricos. Dessa forma, só se descobre o cupinzeiro quando os cupins ficam aparentes, ou seja, deixam rastros de destruição. Isso geralmente ocorre quando a colônia já se instalou há algum tempo,

 

Uma colônia de cupim é uma máquina roedora, organizada com precisão militar. Cada inseto possui uma função específica em um sistema de castas determinado biologicamente. Cada cupim vive somente para assegurar a sobrevivência da colônia.

 

O ninho é constituído de madeira, saliva e excrementos, formando um material que se assemelha à cartolina de papelão. Uma colônia contém cerca de 3 milhões de indivíduos, que consomem uma taxa de 360 gramas por dia, sendo que, nas espécies encontradas nacionalmente, a rainha pode viver em média 22 anos, colocando um número de 25 mil ovos por dia. Existem espécies africanas com postura de 80 mil ovos por dia.

 

Ambientes úmidos são os preferenciais, pois o corpo do cupim é constituído principalmente de água. A umidade em uma edificação pode ser proveniente de um encanamento que vaze, do ar-condicionado e até mesmo do vaso sanitário.

 

DÚVIDAS MAIS COMUNS:

 

Qual o alimento preferido dos cupins?

Qualquer material que possua celulose. Podem consumir qualquer tipo de madeira, seja ela maciça, compensado ou aglomerado. Não existe madeira resistente ao ataque de cupins, porém, quando há grande oferta de alimento, eles buscam preferencialmente as madeiras ditas “macias” e menos amargas.

 

Como eles não conseguem degradar a celulose, possuem, em seu aparelho digestivo, microorganismos (bactérias / protozoários) que vivem em associação/simbiose e são responsáveis pela decomposição da celulose.

 

Tenho um pozinho no meu móvel, é cupim?

Nem sempre. Existem outros insetos que se alimentam de madeira e deixam resíduos em forma de pó, como, por exemplo a broca, que produz um pó mais fino, da espessura de talco e os furos não se intercomunicam como os dos cupins. É preciso saber identificar corretamente os vestígios específicos deixados pelos cupins.

 

De onde vêm os cupins?

Depende da espécie. Os cupins subterrâneos podem vir de árvores, jardins e até das construções vizinhas. Os de madeira seca são normalmente provenientes de móveis e outros objetos de madeira. É bom lembrar que todas as espécies podem vir através de revoadas, sendo que os reprodutores alados, chamados siriris ou aleluias, são a única forma que possui olhos, sendo atraídos pela luz quando estão nas revoadas (vôo nupcial), que acontecem principalmente entre o período de agosto a abril.

 

Após a formação do casal, os cupins caem no solo, perdem as asas e vão dar origem a uma nova colônia.

 

Quando detectar o cupim, o que fazer?

Procurar uma empresa Controladora de Pragas idônea, que esteja legalmente instituída perante os órgãos competentes (INEA, Anvisa, entre outros). Essa empresa especializada deverá fazer um orçamento gratuito mediante visita técnica de inspeção para composição de orçamento e definição das formas de intervenção, de acordo com as espécies encontradas.







SOLICITE UM ORÇAMENTO

Problemas com pragas? Solicite um orçamento para a Astral mais próxima de você.


A Astral possui três decadas de atuação no mercado de controle de pragas e vetores urbanos.

EMPRESA

OUTROS

SIGA A ASTRAL




Instagram Grupo Astral Linkdin Grupo Astral

Copyright 2017 @ ASTRAL Saúde Ambiental. Todos os direitos reservados.