Definição: A fumigação ou expurgo é uma técnica empregada para eliminar qualquer infestação de pragas nos grãos, mediante o uso de gás. O expurgo de cargas é um trabalho altamente especializado que exige perícia técnica.

Necessidade de realização de Expurgo: Este deve ser realizado sempre que houver infestação, seja em produto recém-colhido infestado no campo, ou mesmo após período de armazenamento em que houve infestação no armazém.

Prejuízos e riscos: A presença de pragas em grãos causa danos diretos ao produto, gerando perda de peso, de qualidade nutricional, surgimento de fungos e outros patógenos.

Algumas medidas preventivas:
  • Triagem dos grãos no recebimento;
  • Limpeza e higienização da unidade armazenadora através do uso de vassouras, escovas e aspiradores de pó em túneis, passarelas, secadores, fitas transportadoras, eixos sem fim, maquinas de limpeza, elevadores, etc.
  • Monitoramento da massa de grãos.

Fique atento, pois esse serviço especializado só pode ser realizado por empresas com registro no Ministério da Agricultura e com um Engenheiro Agrônomo como Responsável Técnico.Todas as unidades da Astral que realizam este serviço estão de acordo com esta exigência legal. Procure a unidade Astral mais próxima de você e verifique se eles realizam esse serviço!