ONG

 

ECOMÓVEL

 

O Ecomóvel estacionado em frente a quadra da MangueiraA primeira parte do projeto se caracteriza pela visitação da escola móvel, onde se encontra uma exposição com informações privilegiadas sobre doenças, contaminações, endemias e epidemias, e os principais insetos, roedores, aracnídeos e animais peçonhentos que transmitem doenças. Em um segundo momento, ainda dentro do Ecomóvel será exibido vídeo educacional sobre o tema, com aproximadamente seis minutos. Ao deixarem a carreta todos os visitantes receberão um guia de reeducação ambiental (revista) que tem duas versões, para crianças até a 7ª série do ensino fundamental e para adolescente e adultos, o que caracteriza a terceira etapa do projeto. Entrada do EcomóvelPara concluir foi criado um portal www.altoastral.org.br que servirá como permanente e atualizada fonte de pesquisa escolar e banco de dados sobre entomologia, meio ambiente, ecologia, bem estar e milhares de informações que norteiam o tema do projeto, criando assim um vínculo de continuidade e atualização dos objetivos do ECOMÓVEL.

 

OBJETIVOS DO PROJETO

 

O PROJETO ECOMÓVEL, tem como objetivo realizar um processo de reeducação ambiental, preservação da vida humana e do patrimônio cultural, através da informação, divulgando os problemas, e apresentando soluções, estimulando maior visibilidade desses graves problemas que afetam todos os cidadãos, perante a opinião pública, estudantes e políticos.
    Conheça alguns dados:
  • O Brasil perde anualmente cerca de 30% da sua produção nacional de alimentos por causa das pragas, da lavoura ao varejo.
  • 50% das contaminações alimentares são causadas por praga. contaminações de alimentos e de água, matam mais que problemas cardíacos e AIDS.
  • 50% das contaminações hospitalares são causadas por pragas.
  • Estima-se que haja nas grandes capitais, cerca de 225 baratas e 10 ratos por habitante.
  • Custo Brasil, por falta de uma política preventiva eficiente de controle de pragas urbanas, a população é afetada com as mais variadas doenças, que oneram os sistemas de saúde pública, como SUS e o INSS, são milhões de reais gastos e um sistema de saúde precário e lotado.
  • Reputação internacional, a imagem negativa do turista, principalmente o internacional, por vivenciar a falta de saneamento básico, sujividade, excesso de pragas urbanas, refletem diretamente na reputação negativa internacional nesses itens. A mídia internacional também contribui no fato, mostrando ao mundo os sérios problemas que o Brasil tem nessa área.
  • Biopirataria movimenta cerca de $ 60 milhões / ano. Mais de 300 elementos do ecossistema nacional estão sendo estudados e analisados na sua maioria por laboratórios internacionais; se apenas 5% desse total se consolidar como princípio ativo, gera cerca de 1 trilhão e 200 milhões de reais, sem retorno para o país pois todos os produtos são patenteados. Segundo o IPEA o patrimônio da biodiversidade Brasileira é acima de 2 trilhões de dólares. O Brasil é o país com a maior variedade de insetos do mundo, sendo um grande patrimônio na biodiversidade, a cada ano centenas de espécies são descobertas, sem nunca ao menos terem sido catalogadas. Uma política eficiente e séria para o setor vai gerar um grande avanço para comunidade científica, manejo adequado da biodiversidade, preservação da cultura nativa e garantia de sobrevivência para índios, caboclos, ribeirinhos e seringueiros, que são detentores de informações preciosas de gerações.
  • Exportações: em função da reputação internacional, muitos produtos brasileiros, são depreciados ou recusados, principalmente de agrobussines por muitos países.
  • SUS: Novas leis, fiscalização, campanhas de reeducação ambiental, estudos e avanços científicos e acadêmicos, diminuiria substancialmente a incidência de centenas de doenças que afetam a população e em especial a mais carente.
  • Dengue (endemias e epidemias) : em 2002, cerca de 15% da população Brasileira foi afetada pela dengue, até hoje a maioria dos municípios brasileiros apresentam índices do Aedes aegypti acima do estipulado pela OMC.