fbpx

NOTÍCIAS

Home NoticiasVamos falar sobre o Mosquito?




Vamos falar sobre o Mosquito?

11 / 02 / 2019





O Aedes aegypti é o mosquito que tem maior destaque em saúde pública, por ser vetor de doenças importantes no Brasil e no Mundo, como as já conhecidas Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Os sintomas dessas doenças são bem parecidos, mas abaixo reunimos as mais específicas de cada uma destas  arboviroses:

 

E em 2019 ?

Neste início de ano, os noticiários invadiram nossas casas com reportagens sobre inúmeros casos recentes destas e outras doenças.
Ainda não foi divulgado nenhum boletim epidemiológico por parte do Ministério da Saúde para o ano de 2019, sendo assim, não existem números oficiais (nível nacional) para serem divulgados.
Porém, algumas informações podem ser retiradas dos últimos LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), realizados em outubro de novembro de 2018.
O LIRA é o procedimento recomendado pelo Ministério da Saúde aos municípios por pontuar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, e qual é o tipo de criadouro predominante em cada região, sendo possível assim, que sejam definidos pelos gestores locais as estratégias de prevenção e controle do mosquito.
Os resultados mostraram que 4 capitais estão em situação de risco de surto de dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, são elas: Palmas (TO), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC). Além disso, dos 5.358 municípios que realizaram o levantamento, 1.881 encontram-se em estado de alerta, devido aos índices acima de 1%, que corresponde a 1 foco ou mais a cada 100 imóveis visitados.

 

• Boletim Epidemiológico Vol. 50, Nº 04: Monitoramento dos casos de dengue, febre de Chikungunya e doença aguda pelo vírus Zika até a Semana Epidemiológica 52 de 2018 – Ministério da Saúde

Matéria desenvolvida pelo nosso Departamento de Engenharia Técnica

Diretor Técnico – Rogério Fernandez (Engenheiro Agrônomo) CREA 120079-1

Assistente Técnico – Rodrigo Leite Xavier (Engenheiro Agrônomo) CREA 2015124922

 



SOLICITE UM ORÇAMENTO

Problemas com pragas? Solicite um orçamento para a Astral mais próxima de você.


A Astral possui três decadas de atuação no mercado de controle de pragas e vetores urbanos.

EMPRESA

OUTROS

SIGA A ASTRAL




Instagram Grupo Astral Linkdin Grupo Astral

Copyright 2017 @ ASTRAL Saúde Ambiental. Todos os direitos reservados.